21 de novembro de 2009

Aniversário


Gente, essa semana foi meu aniversário. Mais exatamente, ontem, dia 20/11. Eu sempre fui apaixonada pela data do meu aniversário. Mas nos últimos 3 anos tem sido um porre por causa desse feriado besta que inventaram, o Dia da Consciência Negra. Um verdadeiro ode ao racismo, vamos combinar. Afinal, também existe o Dia do Imigrante (25/06) e nem por isso é feriado. E olha que muitos deles, como os portugueses, espanhóis, italianos e uns tantos outros, também fazem parte da nossa história. Se duvidar, até mais que os negros. Caso contrário, em vez de sermos um país em desenvolvimento e de grande destaque mundial, ainda poderíamos ser índios com uma história estagnada. E eu não poderia vir aqui tentar falar de moda. Mas é melhor não aprofundar no mérito da questão, até porque esse assunto envolveria questões políticas e eu acabaria falando de toda minha revolta e indignação contra esse governinho petista. Além de não adiantar nada, esse não é o objetivo aqui.


E vocês devem estar fazendo a mesma pergunta que eu me fiz ao terminar de escrever este primeiro parágrafo: 'E o que isso tudo tem a ver com moda?'. Resposta: incentivo. Vocês já pararam para pensar no conceito de moda no Brasil? Quem lança tendências aqui nessas terras tropicais? Resposta: nossa adorááda Rede Globo. E eu poderia destacá-la em itálico ou negrito, mas melhor deixar assim mesmo. Esse foi até tema de uma discussão em sala de aula, no curso de História da Moda. Pronto, acabei caindo em política de novo, porém por um outro ângulo...


Se eu pedir para você me citar 3 nomes de designers brasileiros, os dois primeiros até poderão vir rápido. Mas certeza que você parará para pensar no terceiro. Sabe por quê? Porque quem dita moda no Brasil é a novelenha das 8, bem! Ou vai me dizer que você nunca se pegou falando 'are-baba!' ou admirando um lencinho indiano?!? Ah, vá! E nossos talentosos designers, onde ficam?

Sim, a moda no Brasil está em constante crescimento. Graças ao SPFW e outros grandes eventos relacionados. E seria bom que o governo disponibilizasse mais atenção e incentivo para esse mercado um tanto quanto promissor. E a outros tantos eventos que auxiliam no pensamento da evolução pessoal. Ah, não... É melhor investir no Bolsa Cinema. Assim, eles garantem salas lotadas para que toda população brasileira se comova com 'Lula, Filho do Brasil', a humilde história de nosso querido presidente (auto)mutilado. - Ooops! Acho que exagerei aqui... - E o povão acha o presidente legal, afinal de contas o negócio é emendar o feriadão e correr para praia! Ou seja, continuam comprando modinha Globo e caminhando com cabrestos. Afinal, tudo acaba em pizza, mesmo!


Por outro lado, talvez até seja melhor deixar esse mercado quieto assim mesmo, para não aumentar a concorrência e priorizar a qualidade.


Enfim, eu quero evoluir e ter pensamentos próprios, além de plantar sementinhas assim para quem lê. Por isso que me dei de presente de aniversário este blog. E que fique claro que não me acho dona da verdade. Estou em processo de evolução.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ahh concordo plenamente com tudo que você disse... Mãããs segundo a história brasileira com um fundo cultural parisiense e inglês enorme ( a moda era trazida dos autos da França e blá blá), os negors sempre sofreram com o ardente chicote dos seus sinhôs... mas cá entre nós?! Quem relamente estabiliza o preconceito? Não pode chamar um negro de preto po que o mesmo se sentirá ofendido e se chamar um branco de níveo? Vai saber, meu depois mento não chega a ser racista mas um pouco de revolta me paira por que não se pode dizer NADA que já sofremos um processo de danos morais, ou preconceito e etc, mas esquecem que na maioria das vezes quem estabelece o preconteceito e racismo são eles mesmos. É uma pena.

A Rede Globo, outra situação em que a moda brasileira não é criada, feita, mas copiada. São poucos aqueles que conseguem se libertar das correntes do plágio e definem sua própria moda. Afinal o que os outros vão pensar de mim se eu não usar os "líndios" brincos da Maya, ou as capas de botijão de gás que a Helena, personagem da taís Araújo usa e suas unhas em bege. Bem cada um escolhe o que acha mais adequado, mas deixar-se cegar por uma mídia que instaura seu modo de vestir, suas atitudes (você copia os jargões dos personagens), seu cabelo...é simplesmente não ter personalidade.
Que pena mais uma vez...

Beijoca "Donny", sempre acopanho seu blog e adoro suas abordagens!

Feliz Aniversário MEGAA atrasado (estava viajando, fui a praia) que Deus continue sempre trilhando seu caminho e te iluminando. Muitas felicidades!

;***

Vivi

Mari disse...

Xuuu....to adorando te acompanhar!! Ta cada dia mais lindo!!!

Bjusss

Maicol disse...

parabéns dani! Pelo seu aniversário e pelo blog que está animal! Bjs, maicol